A ciência tem tentado descobrir, desde há muito tempo, a causa que provoca a morte súbita nos bebés que tenham até um ano de idade. Aparentemente, foi agora encontrado um dos principais fatores: dormir na mesma cama que os pais aumenta em cinco vezes o risco de morte súbita.
Investigadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres compilaram 1.472 casos de morte súbita e 4.679 casos controlados, através de cinco grandes estudos diferentes.
Este novo estudo foi o maior de sempre no que refere a este tema, e os resultados foram bastante conclusivos: caso o bebé tivesse sido colocado a dormir separadamente dos pais, 81 por cento das mortes teriam sido evitadas.
Os resultados demostraram ainda que, à medida que o bebé vai crescendo, o risco associado à partilha de cama com os pais diminui.
Bob Carpenter, o autor do estudo, diz que “os dados usados no nosso estudo referem que 22 por cento das mortes súbitas foram associadas à partilha de cama dos bebés com os pais. Ainda que seja claro que o facto de pais fumadores ou com problemas com o álcool aumentam o risco de morte súbita, o nosso estudo demonstra que existe um risco acrescido para todos os bebés com menos de três meses de idade que partilhem a cama, mesmo que os pais não fumem ou bebam.”
A morte súbita, também conhecida como Síndrome da Morte Súbita do Lactente, causa, em média, 5 mil mortes na Europa e 3 mil nos Estados Unidos.